Consórcio de carros: como funciona?

by / quarta-feira, 22 março 2017 / Published in Materiais

Muitos brasileiros já sabem da dificuldade em fazer um financiamento do carro dos sonhos, seja pela dificuldade do crédito ou pelas altas parcelas. Por isso, o consórcio de carros tem se mostrado mais eficiente e próximo, oferecendo facilidades para entrar nos grupos e parcelas pensadas no bolso de cada um.

Com o aumento da popularidade, também se aumentam as dúvidas. Mas fique tranquilo: queremos esclarecer todos os pontos sobre um consórcio de automóveis para você ter confiança no que está escolhendo.

 

O que é um consórcio de carros?

Qualquer modalidade de consórcio é uma compra planejada, ideal para quem não tem pressa em adquirir o bem ou serviço. Ou seja, um de consórcio de carros é aquele em que você paga parcelas baixas para adquirir o automóvel que sempre quis.

 

Como funciona?

Uma administradora irá formar grupos de pessoas que possuem o mesmo interesse no tipo e preço do bem e na quantidade de parcelas que serão pagas. É preciso ter um número mínimo de pessoas para fechar o grupo e, só depois de formado, é que os pagamentos começam.

O valor do automóvel escolhido é diluído em um prazo predeterminado e todos pagam mensalmente a mesma parcela. Todos os integrantes do grupo, se tiverem com os pagamentos em dia, serão contemplados, seja por sorteio ou por lance.

 

Quem pode administrar um grupo?

Uma empresa só pode ser administradora de consórcio se for autorizada pelo Banco Central, o órgão que regulariza o segmento, então confira a situação no site deles na página de Serviços ao Cidadão. Nessa página, você pode ver se a empresa está inadimplente ou proibida de formar novos grupos.

Também confira o site da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) e veja se a empresa que você escolheu é filiada. Lá você também encontra diversas Perguntas & Respostas e outros artigos que vão te auxiliar a fazer o melhor investimento.

 

Como são feitos os pagamentos?

Após o fechamento do grupo, você receberá mensalmente o boleto em sua casa, contendo, além do valor, informações sobre a quantidade de pessoas sorteadas no último mês e outros detalhes importantes. O boleto pode ser facilmente pago pelo site do banco ou em caixas eletrônicos. Algumas administradoras oferecem também a possibilidade de débito automático em conta, assim, você não se preocupa em ficar inadimplente apenas por esquecimento.

 

As parcelas têm juros?

O grande diferencial de se investir em consórcio é que o valor da parcela é fixo até o final do contrato, sem juros. O que você terá que pagar é a taxa administrativa e qualquer outra possível taxa estará descrita em contrato.

 

As parcelas do consórcio de carros têm reajuste?

As parcelas sofrem reajustes de acordo com a variação da tabela do carro escolhido. Assim se mantém o poder de compra para todos os consorciados, desde o primeiro sorteado até o último.

 

Como sou contemplado?

Há duas maneiras de ser contemplado:

  • Sorteio: Todo mês é realizado um sorteio feito pela loteria federal, por meio de uma assembleia transmitida ao vivo pela internet, em que um integrante será contemplado com o valor integral da carta de crédito.
  • Lance: Como em um leilão, os participantes poderão dar lances secretos e, quem tiver o maior deles, será contemplado. Nesse caso, é possível usar até 30% do valor da carta de crédito para dar o lance. O valor adiantado será usado para quitar as últimas parcelas, diminuindo o prazo, ou diminuir o valor das parcelas restantes. Como você só paga o lance se for o vencedor, você não perde o dinheiro caso não ganhe.

Já falamos em outro post como é possível agilizar a contemplação de maneira legal, dê uma conferida.

 

E se eu não conseguir mais pagar as parcelas?

Caso perceba que não dará conta de pagar as parcelas, você pode optar por três saídas:

  • Vender a sua cota para uma pessoa interessada.
  • Negociar com a administradora um bem mais barato e, então, pagar parcelas menores.
  • Em último caso, pode pedir a exclusão do grupo. Aqui você terá que pagar uma multa prevista no contrato e esperar ser sorteado para receber o dinheiro de volta.

 

Qual carro e como posso comprar?

Você pode escolher um carro de qualquer modelo ou marca, mas não pode adquirir um bem de outra classe, como moto ou imóvel. Os itens que estão dentro da classe de automóvel são: veículo automotor (automóveis, camionetas, utilitários, buguies, motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos, ônibus, microônibus, caminhões, tratores etc), aeronave, embarcação, máquinas e equipamentos.

Após ser contemplado, você não recebe o dinheiro em mãos, mas sim um documento confirmando o valor da carta de crédito. Com isso, você pode escolher um carro novo ou usado (mantendo-se dentro da regra da administradora em relação ao ano), negociar o melhor preço e indicar o veículo escolhido. Essa, por sua vez, que fará a compra do automóvel.

Caso o carro escolhido seja de menor valor que a carta, você pode usar o excedente para pagar IPVA, seguro e outros gastos referentes à compra do automóvel. Por outro lado, se o carro for de mais caro, você terá de complementar o valor.

Se você não for comprar o carro logo em seguida, a empresa colocará o dinheiro em uma poupança e você terá até 6 meses para utilizar.

 

O consórcio de carros é a forma mais barata e segura de investir no sonho do automóvel zero. Esperamos que esse post tenha esclarecido as suas principais dúvidas! Se ainda houver , conte pra gente nos comentários abaixo!

Deixe uma resposta

TOP